top of page

Mensagem de Dom Sérgio para o mês de Novembro/2014

Polo Missionário.....


O Papa Francisco nos chama a fazer da paróquia um ‘polo missionário’, porque a Paróquia é a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e filhas, o âmbito eclesial que garante o anúncio do Evangelho, a caridade generosa e a celebração litúrgica. Como ‘polo’, a Paróquia tem dois movimentos principais: atrair e impulsionar.

Para que uma Paróquia se torne um polo de atração para as pessoas, devemos fundamentar na oração e na contemplação todas as atividades que nos propusemos a realizar, com a ajuda de Deus e em Seu nome. São João Paulo II assevera que: ‘O nosso tempo é vivido em contínuo movimento que muitas vezes chega à agitação, caindo-se facilmente no risco de ‘fazer por fazer’. Há que resistir a esta tentação, procurando o ‘ser’ acima do ‘fazer’. A tal propósito, recordemos a censura de Jesus a Marta: “Andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária” (Lc 10,41-42) (NMI, 15).

O ‘doce jugo’ da oração e da contemplação vivido na fé e na comunidade fará suscitar em nós um dinamismo novo, o qual nos levará a investir em iniciativas missionárias o entusiasmo que sentimos. É o segundo movimento do ‘polo’: impulsionar a missão, olhar para frente.

“O próprio Jesus nos adverte: ‘Quem, depois de deitar a mão ao arado, olha para trás, não é apto para o Reino de Deus’ (Lc 9,62). Na causa do Reino, não há tempo para olhar para trás, menos ainda para dar-se à preguiça. Há muito trabalho à nossa espera ...” (NMI 15).

Parece que alguns querem olhar para trás, isto é querem manter tudo como está sem nenhuma renovação, sem abrir a porta aos outros, sem sair em missão. Até dizem: nossas pastorais e comunidades estão abertas, mas não vão ao encontro das pessoas e não suscitam a missão.

São João Paulo II disse que, agora, devemos olhar para a frente, temos de “fazer-nos ao largo” confiados na palavra de Cristo. Olhar para frente é, a partir da oração e da contemplação, suscitar e conservar no coração dos membros da comunidade o zelo pelo anúncio do Evangelho.

Olhar para frente é estimular a dimensão missionária dentro da própria paróquia, promovendo formação especifica para os membros das pastorais, movimentos, serviços e associações. Olhar para frente é realizar uma acolhida afetiva e efetiva de todos que encontrarmos e abrir o coração para o encontro com Jesus; é fazer discipulado a partir do encontro com Cristo Jesus.

A partir da oração e da contemplação, olhando para frente, seremos polo de missão e faremos de nossas Paróquias e Comunidades polos irradiadores do amor de Deus, em Cristo Jesus.


Dom Sérgio de Deus Borges Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana


São Paulo, 1º de novembro de 2014




Posts em Destaque
Posts Recentes
Encontre por Tags
Siga-nos
  • Facebook Grunge
bottom of page