top of page

Mensagem de Dom Sérgio para o mês de Dezembro/2014

A Luz brilha....


Caminhando pelas ruas da cidade já vemos, no comércio e em alguns edifícios, símbolos do NATAL. E, à medida que nos aproximamos do NATAL, vamos percebendo gradativamente uma explosão de luz e beleza em todos os recantos da cidade, na periferia e no centro, que nos levam diretamente ao prólogo do Evangelho de São João: 'E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la' (Jo 1,5).


Quando parece que estamos sendo dominados pelas trevas de um ano perdido, projetos não concretizados como queríamos, cansados pelo trabalho, pelas dificuldades da família e pela correria que o atual ritmo de vida nos impõe, nos deparamos com a Luz que vence as trevas e sentimos como que uma mão estendida a nos dar novo vigor.


Quando estamos desanimados pelo caminho pastoral percorrido porque achamos que fizemos tão pouco ou que as pessoas não estão acolhendo a mensagem e somos tentados pelas trevas a fazer aquela triste promessa - 'este é o meu último ano de dedicação pastoral, vou fazer como muitos, vou somente participar da santa Missa' - nos encontramos com a Luz que ilumina a partir da gruta de Belém.


E experimentamos em nosso cotidiano como a Palavra de Deus é eficaz, realiza o que promete, é atual, porque as trevas interiores e exteriores, neste ano, não conseguiram dominar a Luz (Jo 1,5). Jesus, a Luz do mundo, continua vencendo e será sempre vitorioso.


E somos convidados, neste tempo que antecede o Natal, a voltar nossos olhos para a gruta de Belém, onde podemos fixar o olhar interior em Cristo e receber as graças que fortalecerão nossa caminhada.


Um caminho espiritual para fixar os olhos na gruta de Belém é a montagem do presépio na casa e na Igreja. Em torno do presépio poderemos saborear em família a Luz que nos dá de braços abertos o Menino Jesus. 'Aquele Menino que nos recorda que os olhos de Deus estão abertos para o mundo e para cada homem (cf. Zc 12, 4). Os olhos de Deus estão abertos para nós porque Ele é fiel ao seu amor!'(Bento XVI).


Assim, a Luz que tem origem na gruta de Belém poderá nos guiar para metas de paz e de prosperidade, nos fará levantar a cabeça para retomarmos com entusiasmo o caminho pastoral e a missão na família, porque esta Luz foi acesa em nosso coração e continuará a brilhar mesmo quando a luz dos edifícios e das praças se apagarem.


Dom Sérgio de Deus Borges Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana


São Paulo, 1º de dezembro de 2014




Posts em Destaque
Posts Recentes
Encontre por Tags
Siga-nos
  • Facebook Grunge
bottom of page