top of page

Nossa história

               Em julho de 1989, vários jovens do Brasil reuniram-se na cidade de Cruzeiro (interior de São Paulo) para participarem do Primeiro Congresso de Música da Renovação Carismática Católica, pregado pelo Pe. Pepê. A preocupação do pregador, na época, foi instruir os vários participantes quanto à importância da música na evangelização e em especial na preparação das liturgias. Os convites foram distribuídos pelos coordenadores regionais da RCC e desta forma espalhados na região norte (Região Episcopal de Santana – São Paulo).

 

         Chegando a Cruzeiro, o encontro das pessoas conhecidas da região levou a uma aproximação ainda maior. No final do congresso, foi pedido que grupos fossem formados de acordo com a região de onde provinham, com o intuito de uma ação concreta pós-congresso para que esse desse fruto. Entre o pessoal de Santana surgiu a proposta de formar um grupo missionário de evangelização dentro da região.

 

            De volta a São Paulo, feita a primeira reunião, passaram a pensar em estruturar um grupo de música, marcaram ensaios (os quais quase nunca aconteciam, pois ficavam apenas orando, pedindo misericórdia de Deus), e assim cada vez mais apareciam pessoas interessadas em participar.

 

              Um dia, depois de muita oração, resolveram dar um nome ao grupo. Uns lembraram-se de Nossa Senhora, outros queriam que o nome transmitisse a ideia de música e outros que tivesse a identificação de unidade. Disso surgiu o nome: "Comunidade de Música Canto de Maria" (sendo que a palavra "Canto" teve um duplo sentido: Canto de "música" e de "lugar”).

 

              No início do mês, receberam seu primeiro convite para promover um retiro de jovens na Paróquia N.S Aparecida da Boa Viagem no Parque Novo Mundo (SP). "O ministério não possuía nenhuma aparelhagem técnica necessária, tínhamos apenas a vontade de servir a Deus e muita garra, o que nos levou a pedir emprestado o equipamento para várias pessoas até termos algo que nos deu precárias condições para fazer o dia acontecer". Marcaram esta data como o Aniversário da Comunidade (08/10/89). Deus nunca desamparou a obra por Ele iniciada, e vem enriquecendo cada dia mais a Comunidade.

 

               Com o passar dos anos, a Comunidade tem se estruturado, dividindo seus membros nos diversos trabalhos que executam, e contam hoje com vários integrantes. Temos equipes na Comunidade, como por exemplo: livraria, música, teatro, coreografia, intercessão, palavra, apoio técnico, transporte, manutenção, comunicação, etc. Somos ligados à Igreja Católica Apostólica Romana, pela pessoa do nosso diretor espiritual Pe. Roberto Fernando Lacerda.

 

                Os novos membros que aparecem são inicialmente colocados na equipe para qual se sintam mais atraídos, colocando todos os seus dons e habilidades em comum para crescimento de todos, e dessa forma vão tomando consciência para a vida nova a qual foram chamados por Deus: ser comunidade. Todos os membros estão engajados na mesma missão: “evangelizar e a glória de Deus manifestar”.

 

A frase que nos impulsiona é:

 

"Meu filho, se entrares para o serviço de Deus permanece firme na justiça e no temor, e prepare a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria".

(Eclo 2, 1-2)

Cartazes de eventos que realizamos e participamos ao longo dos anos.
Clique nas imagens para ampliar
bottom of page